DÚVIDAS COMUNS SOBRE SEPTOPLASTIA (CIRURGIA DE SEPTO NASAL)

O septo nasal é a estrutura que divide a cavidade nasal em duas metades.

Quando o septo apresenta algum tipo de tortuosidade ou desvio, ele pode causar uma diminuição da passagem de ar, levando a sensação de nariz entupido.

Nos pacientes com esses sintomas, a cirurgia da septoplastia pode ser feita para correção dessa alteração anatômica.

1 - como é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita toda por dentro do nariz, sem deixar nenhuma cicatriz no rosto.

Fazemos o descolamento da mucosa nasal dos 2 lados do septo, o desvio é então identificado e removido.

2 - a cirurgia altera a estética do nariz?

A septoplastia isolada não causa nenhuma alteração na estética nasal. Para correções estéticas, o procedimento recomendado é a rinoplastia.

3 - o nariz vai ficar inchado e roxo?

A cirurgia do septo não causa nenhum tipo de inchaço na parte externa do nariz e também não deixa nenhum tipo de hematoma na face.

4 - dói muito no pós-operatório?

Essa cirurgia não costuma causar dores muito intensas, geralmente são dores leves que aliviam com uso de analgésicos comuns (como dipirona ou paracetamol)

5 - quais os principais sintomas no pós-operatório?

Os principais sintomas são a sensação de nariz entupido (devido ao inchaço da mucosa nasal), sangramento em pequena quantidade e dor leve no nariz.

6 - o desvio pode “voltar”?

A partir do momento que o desvio foi corrigido com remoção da parte que estava torta, o desvio não volta mais.

7 - posso fazer a cirurgia com outro procedimento?

A septoplastia pode ser realizada em conjunto com cirurgia para redução dos cornetos (turbinectomia), tratamento de sinusites (sinusectomia), correção de alterações estéticas (rinoplastia) e outras doenças e alterações da cavidade nasal.

8 - é necessário o uso de tampão?

Não é necessário o uso de tampão, apenas o uso de curativos (chamados de splint nasal) para evitar a formação de hematomas no septo.

9 - em quanto tempo posso voltar as minhas atividades habituais?

Por conta do risco de sangramento, é recomendado um período de repouso relativo de 7 a 10 dias para atividades leves e de 21-30 dias para atividades que exijam muito esforço.