top of page

4 ERROS COMUNS NA LAVAGEM NASAL

Erro 1:

O erro mais comum é não fazer lavagem nasal! Para doenças que causam inflamação da mucosa nasal e aumento da produção de secreção nasal, a lavagem nasal é parte fundamental do tratamento!


Erro 2:

Utilizar o dispositivo errado para a lavagem.

Hoje em dia, existem várias opções que auxiliam na lavagem nasal (spray, jato contínuo, seringa, garrafinha). Elas fazem uma diferente distribuição da quantidade de soro fisiológico mas para condições que causem aumento da secreção nasal, a melhor opção é sempre aquela que faça distribuição de uma maior quantidade de soro.


Erro 3:

Usar muita pressão durante o uso de dispositivos com alto volume. A pressão em excesso pode causar a sensação de pressão e desconforto nos ouvidos. Os dispositivos de alto volume devem ser usados com baixa pressão!


Erro 4:

Usar água da torneira ou do chuveiro para lavagem nasal. Além de poder conter impurezas, a concentração da água é inadequada para lavagem, podendo deixar a mucosa nasal mais inchada! O ideal é o uso de soro fisiológico ou então, o uso de água filtrada ou fervida com o acréscimo de sal e bicarbonato (o famoso soro caseiro).


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page